sábado, 4 de junho de 2016

O lado monetário da economia - Juros


JUROS



 É o rendimento obtido através de empréstimos de dinheiro por um determinado período . O juros serve como composição para o credor tendo em vista o tempo que o mesmo ficou sem utilizar  quantia emprestadada. Esse juros podem ser calculados de duas formas:

JUROS SIMPLES:  Ele é utilizado normalmente a curto prazo, e seu calculo basea-se de acordo com as informações abaixo:

  • CAPITAL  ( C)  DINHEIRO
  • JUROS       (J)    O que pagamos em cima do capital ( DINHEIRO)
  • MONTANTE (M) Soma do capital mais o juros apos o período determinado teremos o  montante  
  • TAXA DE JUROS (I) É uma porcentagem %
  • TEMPO (T)  É cobrado em um determinado tempo.

         JUROS COMPOSTONo regime de juros compostos, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Nesse caso, o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse novo valor.

Investimentos e Taxa de Juros

O investimento é o gasto em adições ao estoque de capital (máquinas, estruturas e estoque). Esse investimento é feito com o objetivo de trazer lucros futuros as empresas. Então, quanto mais altas as taxas de juros mais as empresas terão que pagar a cada ano de seus lucros advindos de seus investimentos. Por outro lado, uma taxa de juros menor torna os investimentos mais lucrativos e, portanto, se reflete em um alto nível de investimento planejado.

A Taxa de Juros e a Demanda Agregada: a Curva IS

A curva IS é a curva das combinações da taxa de juros com o nível de renda, as quais viabilizam o mercado de bens. Essa curva é negativamente inclinada porque um aumento na taxa de juros reduz o gasto em investimento planejado, que reduz a demanda agregada, reduzindo, portanto o nível de renda de equilíbrio. Pode-se dizer também que quanto menor o multiplicador e menos sensível o gasto em investimento em relação a taxa de juros, mais inclinada é a curva IS.
A curva IS é deslocada por variações no gasto autônomo. Um aumento no gasto autônomo, incluindo um aumento nas compras do governo, desloca a curva IS para fora e para a direita,
Sendo assim, nos pontos a direita da curva, observa-se um excesso de oferta no mercado de bens; e, nos pontos a esquerda da curva, há um excesso de demanda por bens.
TAXA BÁSICA DE JUROS 
SELIC 



POR : CAROLINE FILETO & JORGE HENRIQUE

FONTES: WIKIPEDIA  E YOUTUBE 

Um comentário:

  1. Bom dia
    O Blog do grupo foi lido e avaliado em 12/06/2016, para atribuição de nota na disciplina de Economia.
    Prof. Claudir

    ResponderExcluir